sexta-feira, 7 de maio de 2010

Escolha

Sabe sobre esse negócio de passar o ano novo de vermelho pra trazer amor, de amarelo pra trazer dinheiro e tudo mais? Um dia estava conversando com um amigo meu. Ele acha babaquice essa palhaçada toda das cores, afinal, quem foi que determinou o significado delas? Quem disse que isso tudo dá certo? Isso pode bem ser uma ditadura daquelas que se espalha pelo mundo inteiro e vira cultura; que nem rosa ser de menina e azul de menino {discordo}. Odiava o rosa lá da mais tenra infância até uns tempos(anos) atrás. Quando eu pegava o lapis rosa sentia um cheiro que trazia um gosto ruim na boca; uma espécie de sinestesia nada agradável que me fez ter horror a essa cor! Tudo bem que eu já superei (tenho até uma blusa rosa chiclete e um short rosa pink), apesar de continuar não a achando das cores a mais bonita. Minha cor favorita? Azul. Desde pequenininha.
Chega a ser engraçado como uns instituem certos padrões e verdades e a massa segue (não me excluo u.u’ o/). É como aquela estória de mulher bonita ser alta e magra. Discordo também. Não que sejam feias {eu sou alta e magra e, sinceramente, não me considero a mais feia das criaturas), mas é que beleza não se padroniza. Pra mim, uma mulher inteiramente bonita tem curvas proporcionais, além de rosto e cabelos bonitos. Ahh...e os cabelos? Até um dia desses diziam ser o liso o cabelo lindo, depois da nova Helena da novela das 8 VOLTOU o cacheado. Pasmem. Há quem corra aos salões para fazer um permanente e ficar na moda. Eu mesma nunca quis ter o cabelo liso; fiz escova? Várias vezes...e daí? Se fazem baby-liss... Depois é só lavar e fazer aquela velha hidratação. Pronto! Cachinhos renovados.
O problema destas ditaduras é a falta de poder de escolha à qual algumas pessoas se submetem. Pra que? Meu irmão mesmo sempre preferiu as cheinhas (e uma das namoradas dele era realmente gorda). Aonde foi a ditadura da magreza pra ele? Ralo a baixo! E diga-se de passagem...meu irmão é Lindo {com “L” maiúsculo}. As pessoas deveriam refletir um pouquinho mais sobre quais padrões seguir, e se não tiver nenhum de agrado, por que não inventar?

Sim...voltando à história da roupa de ano novo. Eu falei pro meu amigo: A não ser que você passe nu, de alguma cor vai ter que passar...por que não escolher??

7 comentários:

  1. Sábias palavras sem medo e sem padrões! hahhaha!! Isso ai! Abaixo a ditadura! o/

    ResponderExcluir
  2. Gostei!
    E a cor da calcinha? Até hoje vc malha de mim..Eu nem ligo pra essas coisas.. ¬¬
    Vc e seu problema com rosa..frescura..
    Saudade do seu irmão...diga que eu to no ponto agora! Bem cheinha..kkkk
    Continue escrevendo! Quero ler outro sexta! :**

    ResponderExcluir
  3. ei Ju, defenda as altas e magras!
    puxa a sardinha pro nosso ladoo

    ResponderExcluir
  4. Altas e magras são lindas {até pq se não fossem não estariam como padrão de beleza; nem nós seríamos lindas [cof..A humilde..kkk]}...mas não se padroniza a beleza po... ;T

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!
    eu considero que os padrões, as convenções sociais foram estabelecidos para serem superados pelo novo, pelo diferente...
    Que chato seria se tudo virasse um marasmo de iguais. Viva a diferença!
    O mais interessante nisso tudo é perceber que mesmo nas diferenças encontramos semelhanças e com isso construimos vínculos tão significativos!

    ResponderExcluir
  6. Estigmas implantados em nós desde que nascemos... veiculados através das culturas, das mídias.. mas não podemos culpar a nós e aos outros por isso... é um processo que envolve diversas áreas e acredito que a primeira delas é a educação. Para que cada um tenha esta consciência miga buia, é necessário que a educação desde cedo influencie o sujeito a pensar e refletir criticamente sobre a sociedade em que está inserido, permitindo que ele se sinta parte desta sociedade, capaz de modificá-la e perceba que não é ele que tem que se adequar aos padrões estabelecidos e sim a sociedade deve estar em contante reformulação a fim de incluir a todos..criando se necessário (como vc mesma disse muito inteligentemente) vários despadrões...
    Orgulhosa de ter uma amiga que escreve tão bem.. Bjooo

    ResponderExcluir